Crescimento das conexões de Internet ajudou tecnologias sem fio GSM a alcançarem 88,5% do mercado mundial.

A banda larga 3G está colaborando para o crescimento global da família de tecnologias GSM. Nos últimos 12 meses, foram 100 mil novas assinaturas somente do serviço de Internet, que já totaliza 262 milhões de assinaturas no mundo todo, de acordo com os números computados até o final de setembro deste ano. No total, as tecnologias GSM adicionaram 688 milhões de assinaturas em sua base, totalizando 3,4 bilhões de assinaturas sem fio.

Nas Américas, a família GSM de tecnologias representa 69% do mercado e registrou um crescimento anual de 115 milhões de assinaturas até o final do terceiro trimestre, uma taxa de crescimento anual de 30%. Na América Latina, os números também são bastante favoráveis às tecnologias GSM, que têm 87% da participação do mercado, com um total de 378 milhões de assinaturas. A tecnologia CDMA, por outro lado, apresenta queda: são 45 milhões de assinaturas no terceiro trimestre de 2008, abaixo das 56 milhões registradas no mesmo período em 2007.

Para Chris Pearson, presidente da 3G Americas, o bom desempenho da rede sem fio GSM pode ser atribuído a quatro ingredientes: cobertura, desempenho tecnológico, terminais e aplicativos. Erasmo Rojas, diretor para América Latina e Caribe da 3G Americas, destaca que a adoção de serviços 3G na região foi também impulsionada pelas conexões via USB, tornando-se uma alternativa competitiva para a rede fixa em termos de preços e velocidades. “Em muitos casos, essa tecnologia é a única conexão de banda larga disponível”, comenta Rojas.