PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE O COMMUNIGATE PRO


Como funciona a precificação do Communigate Pro?

O Communigate Pro é comercializado de acordo com o número de contas de usuários, e está disponível em licenças de 25 usuários a milhões de usuários. Para precificar o Communigate Pro, o primeiro passo é determinar o número de licenças CORE ou licenças núcleo. Essas licenças correspondem ao número de usuários que o sistema abrigará. Por exemplo, uma empresa com 190 usuários precisa de uma licença CORE para 200 usuários, ou a licença imediatamente superior para acomodar eventual crescimento na base de usuários.

As licenças CORE são oferecidas nas seguintes quantidades e condições:

Licenças SMB

Todas os módulos do produtos estão inclusos nas licenças:

  • Core (Servidor de email e Listas)
  • Colaboração com Web 2.0 (Calendário, Contatos, Tarefas e Mensagem Instantânea)
  • VoIP Suite (PBX IP, Mensagem Unificada, SIP Proxy e SBC)
  • Mobilidade (AirSync e ActiveSync)

As licenças SMB estão disponíveis nas seguintes quantidades: 25, 50, 75, 100, 125, 150, 175, 200, 250, 300, 400 e 500 usuários.

Licenças Enterprise

Os módulos de VoIP e Mobilidade são opcionais e não estão inclusos na licença base:

  • Core (Servidor de email e Listas)
  • Colaboração com Web 2.0 (Calendário, Contatos, Tarefas e Mensagem Instantânea)

Módulos Opcionais

  • VoIP Suite (PBX IP, Mensagem Unificada, SIP Proxy e SBC)
  • Mobilidade (AirSync e ActiveSync)

As licenças Enterprise estão disponíveis nas seguintes quantidades: 600, 700, 800, 900, 1.000, 1.500, 2.000, 2.500 , 3.000, 3.500, 4.000, 4.500 e 5.000 usuários.

Licenças ISP/Telco

Acima de 5.000 usuários apenas o módulo de Core (Servidor de email e listas é mandatório), todos os outros módulos são opcionais.
As licenças ISP/Telco estão disponíveis nas seguintes quantidades: 6.000, 7.000, 8.000, 9.000, 10.000, 15.000, 20.000, 25.000, 30.000, 35.000, 40.000, 45.000, 50.000, 60.000, 70.000, 80.000, 90.000, 100.000, 110.000, 120.000, 130.000 /140.000, 150.000, 160.000, 170.000, 180.000, 190.000, 200.000, 250.000, 300.000, 350.000, 400.000, 450.000, 500.000, 600.000, 700.000, 800.000, 900.000, 1.000.000, 1.500.000, 2.000.000, 2.500.000, acima de 2.500.000 consulte-nos

A partir de 600 contas, há diversas alternativas relacionadas a montagem de Clusters.
O Communigate Pro é o único produto do mercado capaz de oferecer todas as funcionalidades de um Cluster de Alta disponibilidade e Alta performance sem a necessidade de softwares de terceiros.

Posso conjugar licenças para atingir o número de usuários exato de que preciso?

Não é possível conjugar licenças de diferentes números de usuários para se atingir um valor especifico. Isso ocorre porque as licenças são geradas de acordo com o número de licenças de usuários CORE na listagem acima e, portanto não podem ser “misturadas” umas com as outras.

Qual é a capacidade do equipamento que preciso para rodar o Communigate Pro?

Há uma regra de cálculo que permite uma estimativa dos recursos necessários para se atender determinado volume de usuários. Essa “fórmula” deve servir apenas de base para um cálculo mais detalhado dos recursos necessários. Vale lembrar que esses números são estimados tomando-se por base usuários “comuns” e não “heavy users”. Os dados podem mudar bastante de acordo com a utilização de recursos multimídia e de outras aplicações desenvolvidas pelo próprio Cliente.
O cálculo de capacidade pode ser iniciado com a fórmula abaixo:
1Ghz de CPU + 1GB RAM para cada 500 usuários concorrentes com antispam e antivírus
1Ghz de CPU + 1GB RAM para cada 250 usuários concorrentes com antispam, antivírus e voz.

Quem é a Communigate Systems?

Sediada em San Francisco na  Califórnia, a Communigate Systems conquistou mais de 120 milhões de usuários no mundo inteiro, trabalhando muito focada em grandes operadoras de telecom e os maiores provedores de Internet. A Communigate conquistou mais de 9.000 clientes nos mais variados setores e segmentos.

Há quanto tempo a Communigate está no mercado?

A Communigate é uma veterana no mercado de Internet, e desde 1991 desenvolve e comercializa softwares para infra-estrutura de comunicações sobre IP.

Qual é o relacionamento entre a Communigate e a Zoris?

A Communigate nomeou a Zoris Distribuição de Software Ltda. como representante e distribuidora exclusiva da Communigate no Brasil.

O Communigate Pro tem muitas funcionalidades que não utilizo, será que posso ter um desconto por apenas utilizar uma parte do produto?

O Communigate Pro é um sistema completo de comunicação IP. Para entender esse conceito basta pensar que ao comprar o sistema operacional para um computador não se utilizam todas as ferramentas disponíveis, e, no entanto o sistema foi desenhado para atender a maior gama de usuários possíveis, tornando os preços do conjunto de funcionalidades atraente mesmo para quem utiliza apenas uma parcela dos recursos. A partir de volumes superiores a 600 usuários é possível optar pelos seguintes componentes: VoIP Suite e Mobilidade

Achei o Communigate Pro ótimo. Quem pode me prestar os serviços de consultoria, instalação e suporte?

Há uma rede de parceiros da Communigate no Brasil que presta serviços de consultoria, implantação e suporte. Atualmente, nossa rede de revendas cobre a maior parte do território brasileiro. Entre em contato com a Zoris para indicarmos o parceiro mais adequado para sua necessidade.

Onde posso obter treinamento para o Communigate Pro?

Os cursos de formação de especialistas em Communigate Pro estão em processo de tradução e tropicalização. Enquanto esses treinamentos não estão disponíveis é possível ter acesso aos materiais de treinamento da Communigate Pro (em inglês). Além disso, a Zoris promove regularmente tutoriais sobre a instalação e a configuração do Communigate Pro.

Para os Clientes que desejam obter a certificação imediatamente,  a Communigate disponibiliza um calendário de treinamentos nos EUA e a possibilidade de contratação de um curso in company ministrado pelos instrutores certificados Communigate.

Onde estão os manuais do Communigate Pro?

Onde posso obter o Windows Messenger 5.1?

Caso possua Windows XP/2000/2003,  pode acessar o site do Windows update e buscar por Windows Messenger v5.1. Se desejar ir diretamente para uma área de download visite o endereço abaixo.

http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=a8d9eb73-5f8c-4b9a-940f-9157a3b3d774&DisplayLang=en

Onde posso obter um softphone gratuito?

Posso testar o Communigate Pro?

Sim, é possível baixar o software para isso, basta cadastrar-se no endereço abaixo e realizar o download:

https://www.communigate.com/enterprise/download.html

Posso testar o software sem as limitações do demo?

A Communigate permite a avaliação do software sem as limitações do demo para até 5 usuários.

O Communigate Pro roda no meu hardware/sistema operacional?

É bem provável que o Communigate Pro rode em seu equipamento. O Communigate Pro roda em 37 sistemas operacionais. Veja a lista de sistemas suportados no endereço: http://www.communigate.com/communigatepro/Install.html

O que é Cluster?

Cluster é o nome dado a um sistema montado com mais de um servidor, cujo objetivo é fazer com que todo o processamento da aplicação seja distribuído aos servidores, mas de forma que o conjunto aja como se fosse apenas um servidor. Com isso, é possível realizar processamentos que até então somente servidores de alta performance seriam capazes de fazer.

Cada computador de um cluster é denominado nó ou nodo. Todos devem ser interconectados formando uma rede. Essa rede precisa ser criada permitindo o acréscimo ou a retirada de um nó (em casos de danos, por exemplo), mas sem interromper o funcionamento do cluster.

O Que é Cluster Dinâmico?

Cluster Dinâmico é a tecnologia de Cluster da Communigate permite a montagem de sistemas de alta disponibilidade e alta performance, com todos nós dos Cluster trabalhando de maneira ativa . Isso significa que em um Cluster Communigate Pro não há equipamentos ociosos e, portanto no Cluster Dinâmico a disponibilidade, performance e custos são imbatíveis.

O que são e como funcionam os front end servers e os back end servers?

Em Clusters de maior porte,  é necessário se realizar uma divisão de tarefas entre duas “linhas” de atuação. Na linha de retaguarda, os servidores de Back End são responsáveis por gravar, ler e recuperar os dados de mensagens, arquivos multimídia do sistema de armazenagem de dados. Na linha de frente, ficam os servidores de Front End que recebem as conexões dos clientes de correio, voz, multimídia, SIP, etc.
Essa divisão permite que se atenda melhor a demanda em casos onde há assimetria entre a carga dos servidores de back end e front end.
Além da vantagem de distribuição de carga, esse desenho permite proteger os dados do sistema colocando-os em uma camada de rede mais protegida da Internet.

Como precificar um Cluster?

Como regra geral para se calcular o custo de um cluster basta tomar-se o valor da licença Core e dos módulos opcionais opções  e adicionar os valores referentes aos números de front ends e back ends necessários.

Como posso agendar visita ao showroom?

Basta entrar em contato com o atendimento da Zoris e agendar sua visita. Nós iremos providenciar também uma revenda para acompanhar o seu atendimento.

Ao adquirir o Communigate Pro, o que irei receber?

Após a aprovação do pedido, sua solicitação é encaminhada à Communigate nos EUA que irá gerar a chave de ativação do produto de acordo com o número de usuários e o domínio principal que será utilizado.

Qual é o prazo de entrega das chaves de ativação do produto?

Normalmente,  as chaves são entregues dentro do prazo de 15 dias úteis após a aprovação do pedido.

Vocês recomendam alguma literatura sobre VoIP e SIP?

Sim, há uma literatura completa e atualizada sobre VoIP e SIP nos próprios manuais do Communigate Pro. Por favor, visite:

Explicações sobre SIP: http://www.communigate.com/communigatepro/SIP.html

Explicações sobre Real Time: http://www.communigate.com/communigatepro/RealTime.html

Quais são os softwares de antispam e antivírus compatíveis com o Communigate Pro?

A Communigate comercializa plugins desenvolvidos especialmente para o Communigate Pro por empresas líderes no segmento de antispam e antivírus. Os plugins disponíveis para comercialização pela Communigate/Zoris são:

AntiVirus Plugins:

  • Kaspersky Virus Scanner
  • McAfee Virus Scanner
  • Sophos Virus Scanner

Anti-SPAM Plugins:

  • Mailshell SpamCatcher
  • Cloudmark Anti-spam &Anti-phishing

Adicionalmente, é possível utilizar programas gratuitos que permitem a utilização de outras ferramentas de antispam e antivírus como: Free Clamav, Kaspersky, Sophos, Trend Micro AntiVirus e SpamAssassin.

Alguns exemplos dessas ferramentas podem ser encontrados nos sites:

Atenção: A Communigate não endossa, recomenda nem oferece suporte para a utilização de ferramentas desenvolvidas por terceiros que não sejam homologadas pela Communigate. Para mais informações sobre como o Communigate Pro trabalha com Antispam e Antivírus, por favor visite o endereço:

Funcionamento de Antispam, Antivírus e outros filtros externos: http://www.communigate.com/CommuniGatePro/VirusScan.html

Onde posso comprar os equipamentos de Voip?

Visite os sites:

Preciso substituir o meu Exchange para rodar o Communigate Pro?

Não necessariamente. Se o seu interesse é exclusivamente nas funcionalidades adicionais de VoIP, mensagem Instantânea e PBX IP, você pode manter o seu servidor de correio atual e acrescentar o  CommuniGate Pro à sua rede, integrando os serviços e aproveitando a  estrutura atual de autenticação de usuários.

Em quais situações posso utilizar o Communigate Pro para complementar as funcionalidades disponíveis na minha rede?

O Communigate Pro possui uma série de funcionalidades, que permitem desde a troca de mensagens com outros servidores de e-mail até a autenticação em redes que utilizam Aclive Diretor da Microsoft, Kerberos ou LDAP. Além disto, o CommuniGate Pro pode ser usado como  interface entre seus usuários e aplicações que rodam em outros  servidores, requisitando, por exemplo, um número de matrícula ou  senha de usuário em um formulário via e-mail ou mesmo através do  telefone, utilizando VoIP. 

É verdade que poderia deixar de ter linhas de telefone entrando na minha empresa se utilizar o Communigate Pro?

Sim, com a solução VoIP do CommuniGate Pro, sua empresa pode deixar de utilizar linhas telefônicas tradicionais, deixando assim de gastar com valores de assinatura mensal. Quando realiza ligações entre telefones IP (por exemplo entre filiais), você não paga pulsos ou outras taxas, pois a comunicação acontece através da rede. Além disso, as ligações de longa distância para telefones tradicionais feitas com o uso de VoIP são muito mais baratas.

O Brasil possui operadoras de VoIP ? Onde posso encontrá-las?

O Brasil tem um número cada vez maior de operadoras que oferecem soluções VoIP compatíveis com o CommuniGate Pro. Estes serviços permitem que empresas deixem de gastar com assinaturas e tarifas de longa distância e possam aproveitar sua infra-estrutura de redes para todas as comunicações corporativas.

Quais são as principais funcionalidades de colaboração do Communigate Pro?

CommuniGate Pro É o servidor de mensagens mais avançado na Internet. O produto suporta clientes Outlook através do conector MAPI, oferecendo capacidades de groupware incluído Agenda, Convites Tarefas, etc. Dentre as funcionalidades que compõem o produto estão SMTP, POP, IMAP, diretório de usuários e Webmail. Além disso, estão integrados agenda, calendário, listas e comunicação em tempo real como mensagens instantâneas, Voip e Vídeo.

Fiz o download do demo e estou testando o software, tenho direito a suporte?

Clientes que estão avaliando o Communigate podem obter suporte por e-mail ou nas listas de discussão mediada pela Communigate. Por favor, visite o endereço: http://mail.communigate.com/Lists/CGatePro/List.html
Para os clientes registrados, há planos de suporte com diversas opções de cobertura e atendimento. Consulte a Zoris  sobre essas alternativas.

O que é “Session Border Controller”?

Um "Session Border Controller" atua como uma espécie de procurador (ou "Proxy"), intermediando e garantindo segurança nas comunicações por VoIP bem como permitindo que diferentes protocolos possam ser usados pelos participantes de uma conversa.

Qual é a diferença entre as versões current e stable?

A versão "current" encontra-se em constante desenvolvimento e recebe alterações com freqüência. Ao utilizar esta versão, você tem sempre novas funcionalidades, mas deve estar sempre atento a eventuais mudanças na estrutura do produto e ao fato de que as novas funcionalidades podem não ser integradas à versão “stable” do produto ou ainda sofrer modificações importantes antes do release “stable”. Isto torna uma instalação em ambiente de produção sujeita as "instabilidades".  O nome "stable" é usado para a versão do sistema que se encontra estabilizada, ou seja, atingiu maturidade suficiente para ser considerada completa. Esta última não recebe novas funcionalidades, apenas correções de bugs e patches.

Como posso conectar meu PABX convencional ao Communigate Pro? Quais são as alternativas?


  • PABX de Pequeno Porte

Para conectar seu PABX ao Communigate Pro é necessária pelo menos uma posição livre de tronco e/ou ramal. A quantidade de portas irá depender do volume de tráfego entre os dois sistemas (é possível estimar a necessidade de pelo menos um ramal livre para cada 10 usuários VoIP).

  • ATA com portas FXS

Com a posição de tronco (FXS) os ramais convencionais poderão ligar para qualquer ramal IP, utilizar operadoras de VoIP para encaminhar interurbanos e alcançar filiais conectadas através da Internet com custo zero. É possível também.  acessar os serviços de correio de voz e conferência a partir do PABX Convencional.

  • ATA com portas FXO

Com a posição de ramal (FXO), os ramais IP poderão alcançar os ramais convencionais e utilizar os troncos convencionais para fazer chamadas locais.

  • PABX de Médio/Grande Porte

Há três alternativas:

  • Atas com múltiplas portas FXS e FXO:

    Funcionamento similar à solução de PABX de pequeno porte.
  • Adaptadores E1<->SIP:

    Com esse equipamento é necessário uma ou mais interfaces E1 instaladas no PABX. O adaptador E1<->SIP faz a comunicação bidirecional entre o s ramais convencionais e os ramais IP. Cada adaptador é capaz de gerenciar 30 conexões simultâneas.
  • E1<->SIP PassThrough:

    Indicado para empresas que não possuem portas E1 disponíveis ou não desejam modificar a estrutura de PABX existente, esse tipo de equipamento possui 3 portas: E1 (entrada) | E1 (saída) | Interface de Rede (Ethernet). Esse equipamento funciona como uma ligação transparente entre um E1 já existente vindo da operadora de telefonia e a interface E1 do PABX. A capacidade de conexões simultâneas varia entre 15 e 30 de acordo com a capacidade do adaptador.

Quais tipos de DTMF o PABX do Communigate Pro suporta?

PABX do Communigate Pro suporta os métodos de DTMF 'out-of-band' (rfc2833) e SIP INFO.

Onde posso encontrar mais respostas a dúvidas freqüentes?

A Communigate mantém um FAQ em inglês no endereço: http://www.communigate.com/enterprise/faq.html