Correio Eletrônico : Mais segurança, agilidade e confiabilidade

Enviar e receber emails se tornou uma parte indispensável do cotidiano de negócios, o que pouca gente se dá conta é de que essa ferramenta de trabalho requer cada vez mais disponibilidade e segurança. Poucas empresas são capazes de conduzir os negócios sem o apoio do correio eletrônico, e a cada dia aumenta o número de ameaças capazes de degradar o serviço de email.

Mais de 130 Milhões de usuários ao redor do mundo

O Communigate Pro é reconhecido mundialmente como o servidor de correio mais robusto, seguro e confiável do mercado, são mais de 140 milhões de usuários ao redor do mundo e mais de 3 milhões de usuários no Brasil.
Confira a nossa lista de cases e referências aqui.

Segurança e Administração

Com o CommuniGate Pro é fácil enviar e receber mensagens com segurança e rapidez, filtrando todo conteúdo inadequado ou perigoso com  filtros de anti spam e anti vírus, ou ainda criando regras personalizadas de filtragem de conteúdo indesejado que podem escapar da inspeção dos sistemas de antispam e antivirus.

Outra funcionalidade incrível permite bloquear automaticamente o envio de mensagens suspeitas, impedindo que uma estação/usuário infectado por malware possa utilizar o servidor de correio como relay para mensagens de spam/phishing.

Múltiplos Domínios

Em um único servidor (rodando Linux, Windows, Mac OSX, entre outros) Communigate Pro é possível gerenciar múltiplos domínios e delegar a administração dos mesmos estabelecendo cotas e limites de utilização para cada domínio/usuário.

Alta Disponibilidade & Disaster Recovery

Uma das características mais surpreendentes do CommuniGate Pro é a sua capacidade de recuperação em caso de falhas com hardware ou sistema operacional. A recuperação de servidores rodando produtos concorrentes ( Exchange, Domino, Groupwise) normalmente requerem grande expertise e uma boa porção de fé por parte dos administradores.

Com o CommuniGate Pro a recuperação de um servidor é impressionantemente rápida, isso por conta da arquitetura do Communigate Pro, que arquiva as mensagens diretamente no file system do servidor sem uma camada intermediária de banco de dados.

Para reinstalar um servidor rodando Communigate Pro basta instalar o programa (normalmente menos de dois minutos e três cliques) e restaurar o backup e o sistema estará de volta no ar. Um sistema rodando Communigate Pro pode ser recuperado do “zero” em menos de 20 minutos, outros sistemas podem levar dias para serem colocados no ar novamente.

Para provedores e empresas de médio e grande porte é possível utilizar a exclusiva tecnologia Dynamic Cluster que garante a operação do sistema mesmo em caso de falha de um servidor. Com o cluster dinâmico do CommuniGate Pro é possível alcançar uma disponibilidade de 99,999% no serviço de correio sem a necessidade de adquirir outros componentes de software

Antivirus & Antispam

Um dos alicerces do CommuniGate Pro é a sua capacidade de manusear as mensagens que o servidor recebe e envia de acordo com um conjunto de regras. Utilizando-se desse conceito a CommuniGate Systems oferece um conjunto de alternativas para barrar vírus e spam que se acoplam ao sistema através de plugins chamados de filtros externos.
Esses filtros são executados no mesmo servidor que roda o CommuniGate Pro ou em caso de altos volumes (acima de 5.000 contas) em outros servidores.

A CommuniGate Systems fornece em parceria com os principais fornecedores de Anti Spam e Anti Virus (Mcafee, Kaspersky Lab, Sophos, Cloudmark e Mailshell) filtros externos de alta performance. Esses filtros são fornecidos como um produto da CommuniGate Systems e portanto são cobertos pelos planos de suporte.

Outras alternativas de filtros externos de antispam e antivirus estão disponíveis no mercado inclusive com a utilização de software livre (SpamAssassin e Clamav), essas alternativas no entanto, não são cobertas pelos planos de suporte.

Os contratos de licenciamento dos filtros externos fornecidos pela CommuniGate Systems são de base anual e precificados de acordo com o número de usuários e/ou volume de mensagens enviadas e recebidas pelo sistema. Ao final de cada período anual de assinatura dos plugins de antivirus ou antispam o cliente deve renovar sua licença inserindo nova chave no sistema que permitirá a continuidade do uso dos filtros. Caso o cliente não renove a licença, o sistema deve ser parametrizado para não utilizar o filtro externo e assim evitar a paralisação do fluxo de mensagens.

Benchmarks: Recorde Mundial de Velocidade e Robustez

O CommuniGate Pro é o servidor de correio mais rápido do mundo de acordo com a Spec.org, à frente de produtos como o Microsoft Exchange, Lotus Domino ou Novell Groupwise.

O volume de mensagens e a confiabilidade do CommuniGate Pro são surpreendentes, mesmo quando o sistema foi exigido além da capacidade do hardware o CommuniGate Pro não deixou de entregar nenhuma das mensagens da bateria de testes, isso é uma comprovação de que a arquitetura do CommuniGate Pro é robusta e segura.

Confira aqui os resultados do SPECMAIL2001 http://www.spec.org/mail2001/results/res2005q3/mail2001-20050707-00039.html

Escalabilidade

Em testes recentes realizados no Brasil foi constatado que um único servidor Intel bi processado (dois processadores Intel Xeon Dual Core) foi capaz de assimilar a demanda de 100.000 usuários de um provedor corporativo.

A tecnologia de Dynamic Cluster permite a provedores e operadoras de Telecom atender volumes superiores a 20 milhões de usuários em um único cluster, simplesmente adicionando nós (servidores de front end ou back end) aumentando a capacidade do sistema como um todo. Não é necessário paralisar os serviços para se adicionar mais nós ao sistema e a paralisação de um ou mais nós não afetará a disponibilidade do serviço.

Faça o download da ficha técnica do CommuniGate Pro Dynamic Cluster ou acesse mais informações sobre os diferentes cenários de utilização do CommuniGate Pro em cluster. (inglês)

Clientes Compatíveis com CommuniGate Pro

Clientes Compatíveis: Padrões Abertos
O CommuniGate Pro facilita o acesso aos serviços de Colaboração, Correio e Comunicações em tempo real possibilitando aos usuários a escolha da maneira mais conveniente de acesso.

Graças a arquitetura baseada em padrões abertos é possível acessar os serviços do Communigate Pro a partir de inúmeros programas normalmente chamados de clientes. Confira na listagem abaixo algumas das alternativas:

Correio

  • Outlook
  • Outlook Express
  • Eudora
  • Thunderbird
  • Apple Mail
  • Microsoft Entourage
  • Webmail
  • Pronto!
  • Outros softwares compatíveis com POP3/IMAP4

Colaboração

  • Outlook
  • Thunderbird Lightning
  • Apple iCal
  • Korganizer
  • Pronto!
  • Outros softwares compatíveis com CalDAV, WebDAV, AirSync

Mensagem Instantânea

  • Windows Messenger 5.1 (SIP client)
  • Trillian
  • Pandion
  • Pigdin
  • Adium
  • Pronto!
  • Outros softwares compatíveis com os standards para XMPP e SIP Simple.

VoIP (SoftPhones, Telefones IP, Media Gateways e ATAs)

  • Polycom (Video Conferência e TelefonesIP)
  • Audiocodes (ATAs e Media Gateways E1, FXO, FXS)
  • Cisco (Telefones IP e Media Gateways)
  • Siemens (Telefone IP)
  • Linksys (ATAs e Telefones IP)
  • Counterpath (Softphones Eyebeam e Xlite)
  • Grandstream (Telefone IP e Video Conferência)
  • Pronto! (Softphones)
  • Outros dispositivos e softwares compatíveis com SIP

Confira aqui a lista de standards abertos que o CommuniGate Pro adota http://www.communigate.com/WebGuide/Features.html

WebMail

O CommuniGate Pro já inclui um Webmail completo com diversos “skins” e suporte a múltiplos idiomas. O Webmail do CommuniGate Pro suporta o standard S/MIME que permite receber e enviar mensagens criptografadas. Confira abaixo alguns dos “skins” disponíveis para o CommuniGate Pro.

Outlook

Os usuários habituados a interface do Outlook poderão utilizá-lo com o CommuniGate Pro para todas as  funcionalidades de colaboração: calendário, tarefas, catálogo de endereços e correio. Para utilizar o Outlook em conjunto com o CommuniGate Pro é necessária a instalação nas estações de trabalho do MAPI Conector, software fornecido em conjunto com o CommuniGate Pro. Além das funcionalidades mencionadas anteriormente o MAPI Connector permitirá aos usuários utilizarem funções como Clique para Telefonar (Click to Call) e regras armazendas no servidor (server based rules).

Pronto!


O Pronto! é o revolucionário cliente de comunicação integrada desenvolvido pela CommuniGate Systems. Com o Pronto! é possível, a partir de qualquer navegador, ler emails, agendar compromissos, registrar e consultar contatos, enviar e receber mensagens instantâneas, fazer e receber chamadas  via SIP.
Além dessas funcionalidades, o Pronto! é capaz de armazenar e reproduzir audio, vídeo e fotos.

Confira o tour pelo Pronto! ou teste agora criando uma conta em nosso servidor de testes.

Criptografia e Segurança

O CommuniGate Pro assegura o sigilo das informações que trafegam nos emails e ficam armazenadas no servidor.
Para garantir o sigilo das informações sensíveis das empresas o CommuniGate Pro permite que os usuários utilizem criptografia forte no envio e armazenagem das mensagens de email.
Ao enviar uma mensagem com o sistema de criptografia do CommuniGate Pro, o conteúdo só será exibido no computador do destinatário e mesmo que a mensagem seja interceptada no meio do caminho será impossível sua leitura.
Outro ponto de destaque é a capacidade de criptografar as mensagens armazenadas no servidor, isso impede o acesso não autorizado às informações da sua conta.
Essas funcionalidades foram implementadas para atender às exigências de Presidentes e Diretores de empresas dos segmentos de finanças, energia e defesa que desejavam impedir o acesso às suas caixas de correio, até mesmo pelo staff de TI da própria empresa.
A criptografia das mensagens pode ser global ou seletiva, permitindo ao usuário optar por criptografar mensagens baseando-se em critérios como assunto, destinatário, remetente ou outras formas de filtro disponíveis na estrutura de regras do CommuniGate Pro.
Saiba mais sobre a administração da estrutura de certificados e criptografia do CommuniGate Pro.

Single Sign On

Manter um único nome de usuário e senha (login) para todos os serviços que um indivíduo deve ter acesso numa rede corporativa não é apenas uma questão de produtividade como também um importante mecanismo de segurança. É por isso que o CommuniGate Pro é capaz de se integrar com sistemas de gerenciamento de diretórios (LDAP e Active Directory) permitindo que o administrador possa gerenciar de um console central as senhas e privilégios de seus usuários.

O sistema funciona de maneira transparente, bastando a configuração dos parâmetros de autenticação externa no CommuniGate Pro.
Quando uma nova credencial é criada no diretório central no primeiro acesso do usuário ao sistema de correio o Communigate Pro irá verificar as credencias junto ao serviço de diretório (LDAP ou AD) e caso estas sejam válidas irá provisionar a conta de correio “on the fly” de maneira transparente para o usuário e para o administrador.

O CommuniGate Pro criará as contas utilizando as configurações existentes nos templates onde estão definidos quotas, regras, e outras configurações. O Administrador poderá alterar, adicionar ou remover templates de configuração, ou criar configurações específicas para um determinado usuário através da interface de configuração.
A integração com Active Directory da Microsoft não contempla os serviços de VoIP.

A mesma estrutura de Single Sign On poderá ser utilizada em portais como Websphere, JBOSS, Weblogic, Sharepoint, Vignette entre outros. Nesse cenário o objetivo é permitir o acesso aos serviços do CommuniGate Pro através do portal da empresa, com uma única autenticação o usuário poderá acessar sua caixa de correio na mesma sessão do browser que está acessando o Portal corporativo e outras aplicações.

POP/IMAP/SMTP

O CommuniGate Pro pode ser utilizado como um servidor de correio POP3, IMAP e SMTP.  É possível escolher o tipo de acesso a que cada conta/domínio terá direito e dessa forma criar diferentes classes de serviço para grupos de usuários.

Normalmente o serviço de POP3 é oferecido a assinantes de provedores ou empresas que não desejam arquivar os emails. Com o POP3 as mensagens são recebidas pelo servidor e disponibilizadas em uma Caixa de Entrada de onde o usuário deve baixá-las regularmente. Ao baixar uma mensagem via POP3 o servidor pode manter uma cópia armazenada ou simplesmente esvaziar o conteúdo da Caixa de Entrada. O gerenciamento das mensagens e seus respectivos status ficam a cargo do programa que acessa a caixa de correio, tornando o manuseio de mensagens dependente do computador de onde as mensagens são acessadas.

Um cenário onde a utilização do POP3 é interessante envolve a consolidação de diversas contas de um usuário em uma conta do CommuniGate Pro. Para isso é utilizada a funcionalidade RPOP, que permite que as credenciais de diversas contas de correio (yahoo, gmail, etc.) sejam armazenadas no perfil de um usuário do CommniGate Pro. Em intervalos regulares definidos pelo usuário, o Communigate Pro acessa essas contas e deposita as novas mensagens de cada uma das contas cadastrdas no RPOP na Caixa de Entrada do usuário no servidor CommuniGate Pro.
Essa funcionalidade permite que o usuário tenha acesso a todas as suas contas de email a partir de um único login, com mais segurança e de maneira centralizada.

Utilizando o serviço IMAP as mensagens ficam armazenadas no servidor e o usuário pode ter acesso a suas pastas e mensagens em qualquer computador, tanto por webmail como por cliente de correio eletrônico (Outlook, Thunderbir entre outros). Outra vantagem deste protocolo é o compartilhamento de caixas postais entre usuários membros de um grupo de trabalho. Além disso, é possível efetuar pesquisas por mensagens diretamente no servidor, utilizando palavras-chaves.
Ao contrário do POP3 o serviço IMAP permite a manutenção do status das mensagens (lida, não lida, importante, etc.) de maneira independente do computador que acessa a caixa de correio. Isso significa que mesmo quando o acesso a caixa de correio for realizado por diferentes computadores, smartphones, iphone, ou mesmo pelo WebMail o conteúdo da Caixa de Correio será exatamente o mesmo, mantendo-se sincronizado com todos dispositivos que acessam a conta.

O serviço de SMTP do CommuniGate Pro é extremamente flexível e seguro permitindo ao administrador o controle da fila de mensagens em tempo real via interface web, com essa ferramenta aliada a excelentes opções de configuração é possível garantir velocidade e segurança ao processo de envio e recebimento de mensagens.

Uma das opções de segurança é a configuração do SMTP AUTH que permite que usuários que estejam fora da rede da empresa possam enviar mensagens apresentando suas credenciais ao servidor. Essa configuração possibilita que usuários autorizados utilizem o servidor e ao mesmo tempo evita que hackers se apoderem do servidor de email da empresa e o utilizem como “open relay” para enviar spam e disseminar malware.

Listas de Discussão

A suite de aplicativos de correio do CommuniGate Pro inclui um servidor de listas de discussão por email. Esse sistema permite a criação e manutenção de discussões abertas ao público ou dedicadas para grupos fechados.
É possível criar um número ilimitado de listas que podem ser moderadas por um ou mais administradores. Todas as mensagens são arquivadas e visualizadas através de uma leve e rápida interface web que permite aos participantes a busca por palavras chave em todo conteúdo armazenado na lista.

Confira a lista de discussão sobre o CommuniGate Pro:
http://lists.communigate.com/Lists/CGatePro/List.html