SÃO PAULO - A NET começa a testar em São Paulo as novas velocidades de 20 e 60 Mbps nominais.

O piloto se iniciou em novembro no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro. "A idéia é manter o serviço em testes até junho de 2009", diz Marcio Carvalho, diretor de produtos e serviços da NET. Além do upgrade na velocidade, a operadora também passará a oferecer streaming de vídeo em alta definição, por meio do portal NET na Web.

A amostra para o teste virá dos próprios clientes que assinam hoje o NET Combo HD Max, que inclui banda larga de 12 Mbps e transmissão e gravação digital em alta definição na TV. Durante os testes, os clientes continuarão pagando 399,90 por mês, o valor do pacote atual. Hoje, esse é um universo de 23 mil clientes, segundo os dados da NET.

Os clientes que optarem pelo piloto terão de trocar de modem, mas segundo a NET não haverá cobrança.

No entanto, só uma pequena parte deles vai poder experimentar os 60 Mbps. Por enquanto, a velocidade mais alta está disponível apenas nos bairros do Itaim, Jardins, Morumbi e Pinheiros.

A 300 Mbps

O aumento na velocidade deriva de uma nova geração do serviço da NET, chamado de NET Virtua 5G. Ele se baseia na tecnologia Docsis 3.0 e permitirá, segundo a operadora, chegar a velocidades nominais de até 300 Mbps. Na parte de vídeo em alta definição entra o sistema CDS-IS (Content Delivery System - Internet Stream).

A INFO testou a banda larga de 60 Mbps em primeira mão, na edição de julho. Num apartamento no bairro do Morumbi, em São Paulo, a velocidade média de download ficou em 4,4 Mbps e de upload em 2 Mbps.

Hoje, a NET tem cerca de 3 milhões de clientes em TV por assinatura, 2 milhões em banda larga e 1,5 milhão em telefonia.